Entalhe é a arte de cortar ou entalhar a madeira.
A grande variedade disponível de cores da madeira, desde o branco quase tão claro quanto o marfim, até o negro acetinado da castanheira e do ébano, pode ser explorada com resultados formidáveis.
O entalhe é uma arte amplamente conhecida, tendo atualmente sua melhor expressão na África e Oceania. Na Europa pouco sobrou das obras da Antiguidade, mas no final da Idade Média foi grande o florescimento dessa arte. No interior das igrejas medievais, a habilidade dos entalhadores era apresentada nas belíssimas cadeiras de coro, bancos, telas, púlpitos e estantes para leitura.
Entalhe em madeira é o trabalho artesanal com o propósito de dar vida a um determinado desenho , transformando-o em alto relevo. As madeirass mais usadas são as madeiras moles, isto é de mais fácil manuseio com ferramentas cortantes. Usa-se para a confecção do trabalho ferramentas encontradas no mercado, mas muitas outras o artesão precisa fabricar conforme sua necessidade. Dentre as encontradas no mercado estão os jogos de formões compostos por 6 peças, 12 peças, e peças avulsas; são goivas, formões, ferra canto e outras peças. Ao contrário da xilogravura onde é feito um entalhe plano, isto é, um baixo relevo, o alto relevo deve ser bem pronunciado, envelhecido com betume ou extrato de nogueira para formar a pátina, dando assim maior plasticidade ao trabalho.
Cedro,jaqueira, piqui, pinus (eucalipto)
Parajú, anjelim pedra, macanaúba, cerejeira, mogno(muito rara)
O mogno e a madeira da imbúia e de algumas árvores frutíferas são madeiras boas para principiantes; pode-se também utilizar uma prateleira ou pé de um móvel velho, depois de tirado o verniz ou polimento. As madeiras macias são difíceis de cortar com precisão.